Com o advento da Web 2.0, termo
utilizado a partir de 2004, para designar uma nova geração de serviços e
comunidades que tinham como pressuposto a utilização da própria Web enquanto “Plataforma”
agregadora de diferentes aplicativos desenvolvidos com base nas Novas
Tecnologias da Informação, foram diversas e muito significativas as alterações
que se operaram nas sociedades em geral. Este novo conceito veio conferir ao
utilizador uma maior independência e autonomia, colocando ao seu dispor novas
ferramentas de aprendizagem, de interação e de partilha de conhecimentos, permitindo-lhe
a possibilidade, até então muito remota, de uma aprendizagem continuada e ao
longo da vida. A Educação sofreu também, obviamente, a influência da inovação tecnológica
que, no âmbito da Web, passou a acontecer muito rapidamente, tendo necessidade
de se reajustar e de repensar a conceção das aprendizagens em termos globais,
porém, com maior enfoque na EAD – Educação a Distância.
Os PLEs – Personal Learning
Environments (Ambientes Pessoais de
Aprendizagem) assumem-se como tentativa de otimizar na Educação os
princípios básicos do e-Learning 2.0, reconhecendo a sua importância na
aprendizagem informal, as suas potencialidades ao nível do conhecimento e da
aprendizagem, do software social e, sobretudo, da rede enquanto espaço de socialização.
Referência Bibliográfica:
Revista EFT: http://eft.educom.PT
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