sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Web 2.0 – Origens e fundamentos


Com o advento da Web 2.0, termo utilizado a partir de 2004, para designar uma nova geração de serviços e comunidades que tinham como pressuposto a utilização da própria Web enquanto “Plataforma” agregadora de diferentes aplicativos desenvolvidos com base nas Novas Tecnologias da Informação, foram diversas e muito significativas as alterações que se operaram nas sociedades em geral. Este novo conceito veio conferir ao utilizador uma maior independência e autonomia, colocando ao seu dispor novas ferramentas de aprendizagem, de interação e de partilha de conhecimentos, permitindo-lhe a possibilidade, até então muito remota, de uma aprendizagem continuada e ao longo da vida. A Educação sofreu também, obviamente, a influência da inovação tecnológica que, no âmbito da Web, passou a acontecer muito rapidamente, tendo necessidade de se reajustar e de repensar a conceção das aprendizagens em termos globais, porém, com maior enfoque na EAD – Educação a Distância.

Os PLEs – Personal Learning Environments (Ambientes Pessoais de Aprendizagem) assumem-se como tentativa de otimizar na Educação os princípios básicos do e-Learning 2.0, reconhecendo a sua importância na aprendizagem informal, as suas potencialidades ao nível do conhecimento e da aprendizagem, do software social e, sobretudo, da rede enquanto espaço de socialização.

Referência Bibliográfica:
Revista EFT: http://eft.educom.PT
 

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